Viva Magenta da Pantone® é a cor de 2023

dez 22, 2022

Revestimentos, louças e metais

Uma cor inspirada na natureza, que traz calor e vivacidade para paredes, mobiliários, ferragens, objetos e o que mais a imaginação for capaz de criar: é esta a proposta da Viva Magenta, cor do ano de 2023 eleita pela Pantone®.

Conceitualmente, a Viva Magenta (PANTONE 18-1750) traz um tom de vermelho pulsante e exuberante, inspirado pela natureza. A cor evoca alegria, coragem de experimentar, expressividade e a força necessária para construir o mundo que surge no pós-pandemia, e busca ser audaciosa, cheia de humor e inclusiva.

Veja abaixo alguns fatos curiosos sobre a Viva Magenta e suas aplicações.

O conceito

A Pantone® descreve a Viva Magenta como “corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.”

Segundo a Diretora Executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, “nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original, galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior.”

O vermelho da cochonilha

A nova cor Pantone é inspirada no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, e um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu.

As cochonilhas são pequenos insetos originários do México, conhecidos por viverem em aglomerações nas folhas, frutos, ramos e raízes das mais diversas plantações. Se em descontrole são consideradas pragas agrícolas, seu uso como corante é conhecido há centenas de anos. O corpo e os ovos do inseto são matéria-prima da produção do famoso corante carmim de cochonilha, utilizado em larga escala, até hoje, nas indústrias têxtil, cosmética, farmacêutica e alimentícia.

“Magentaverso”

Ao mesmo tempo em que propõe uma aproximação da natureza, a Pantone® explora a dinâmica entre Inteligência Artificial (IA) e criatividade humana para sugerir o “Magentaverso”: um novo sinal de força, que vibra com energia e vigor, uma sombra enraizada na natureza descendente da família vermelha. “Um tom vermelho carmesim matizado que apresenta um equilíbrio entre quente e frio, Viva Magenta também é uma cor híbrida, que confortavelmente se estende entre o físico e o virtual, evocando nosso mundo multidimensional. Assertivo, mas não agressivo, é um vermelho carmim que não domina com ousadia, mas adota uma abordagem de ‘tapa com luva de pelica’. Exalando dinamismo, PANTONE 18-1750 Viva Magenta é um tom vermelho transformador capaz de conduzir o design para criar um futuro mais positivo”, é como a empresa o descreve.

Uso em revestimentos

É claro que com tanta informação e conceito, a tendência logo ia chegar também nas casas. E já há linhas que trazem a alegada “viscosidade” do tom Viva Magenta para os revestimentos, evocando força e luxo sem deixar o conforto de lado.

O porcelanato Colores, da Portinari, vem com uma textura diferenciada e acabamento completamente fosco, transitando pela suavidade dos pigmentos terrosos.

Casa Arquitetura
Coleção Colores, da Portinari

Já a Ceusa, com seu tradicional conceito de “vestir a casa” com criatividade, oferece a coleção Confete, com uma perspectiva ainda mais sutil da cor escolhida como principal tendência para 2023. Em sua cor PK, corresponde a um porcelanato trapezoidal. A série é versátil, sendo utilizável em paredes e pavimentos.

Casa Arquitetura

Coleção Confete, da Ceusa

Viva Magenta em cozinhas

A vontade de trazer energia de vida, vivacidade e espírito rebelde vem também para cozinhas e bancadas. E a inspiração para aplicar a paleta da PANTONE 18-1750 Viva Magenta chega pela Deca, que tem em seu portfólio o Misturador Monocomando Deca Colore, em Corten e Terracota.

Casa Arquitetura

Deca Colore – Corten e Terracota

Tons de vermelho no mobiliário

Os painéis Duratex também entram na tendência: o Pau Ferro Natural, com seus tons avermelhados, faz uma releitura da madeira tradicional, nostálgica, que pode aflorar um ar vintage e elegante, predominando uma cor aquecida que traz aconchego. O padrão pode ser encontrado na Linha essencial Wood e na Linha Cristallo, com acabamento de alto brilho.

Casa Arquitetura

Pau Ferro Natural, Duratex

Publicações relacionadas